-
Arquitetos: Paz Gersh Architects
- Área: 350 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Amit Giron, Itay Sikolsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um dos bairros históricos de Tel Aviv. O conceito de desenho da residência V busca a combinação entre uma moderna edificação mediterrânea com um muro histórico conservado. Entre o muro e a casa, um pátio foi criado para atuar como um hall de entrada exterior e como um interior translúcido que isola o dormitório da rua.
No térreo, o espaço público se estabelece como um plano aberto, entre o pátio e o jardim ao ar livre. A intenção do desenho foi difundir as fronteiras entre o jardim aberto e os espaços públicos interiores. As fachadas envidraçadas nessa planta, são utilizadas como partes dinâmicas, já que as janelas superiores se abrem para os jardins. No desenho das fachadas exteriores, um elemento de enquadramento é utilizado para capturar segmentos da paisagem exterior.
O interior foi desenhado com uma mistura de texturas suaves e ásperas. No térreo, a cozinha é composta de madeira escura e aço inoxidável, enquanto que a sala possui uma gama eclética de móveis, estilos que variam desde os anos 60 até um desenho mais contemporâneo. A piscina está situada no pátio do jardim mediterrâneo e reflete as imagens urbanas vizinhas, atuando como um oásis no cálido clima local.
Nos pavimentos superiores, foi projetada uma série de varandas exteriores que possuem vistas do jardim sul e do pátio frontal. A vegetação é local e foi escolhida diferentemente para cada pátio, jardim, varanda e terraço.
O projeto inicial do arquiteto era buscar uma linguagem arquitetônica que combinasse referências locais e elementos mediterrâneos contemporâneos. Esses elementos locais como: pátio e terraço se redefinem através de uma reinterpretação arquitetônica contemporânea.